Como criar um arquivo e-pub

como-criar-um-arquivo-epub-tutorial

 

Antes de mais nada quero ressaltar que a ideia deste post é de total autoria (e responsabilidade, hehehe) de minha excelentíssima esposa, Rita Rizzieri. Hoje sou apenas uma interface aqui. A Ritinha, quando vai adquirir um livro, tem o costume de sempre (eu disse SEMPRE!) procurá-lo em formato digital, e somente se não o encontra é que ela vai atrás do impresso. Em alguns casos porém se encontra somente em formato pdf, ou .doc (documento do Word), e este tipo de arquivo não tem total adaptação para o smartphone (no que diz respeito à marcação de páginas, encaixe na tela, etc…). O ideal é realmente obter o formato e-pub.

 

Mas o que fazer nos casos em que o e-pub não está disponível? Bem, aqui entra o motivo da escrita deste post: Como criar um arquivo e-pub através de outros formatos de arquivos para leitura? Então… Acesse o site http://ebook.online-convert.com/convert-to-epub e seja feliz. Sinceramente, não vejo necessidade da criação de um tutorial para utilizar a ferramenta online pois ela é extremamente fácil, mas de qualquer forma aí está para aqueles não quiserem forçar um pouco mais a mente.

 

Passo 1: Tenha em mãos um arquivo .pdf (Se o arquivo que você deseja estiver como .doc, basta exportá-lo para PDF nas opções do menu do Word ou do Writer).

 

Passo 2: Acesse o site http://ebook.online-convert.com/convert-to-epub e no meio da página, clique no botão “Escolher arquivo”. Veja a imagem abaixo:

como-criar-um-arquivo-epub

Imagem muito bem editada por este que vos escreve

 

Passo 3: Após upar o arquivo, veja logo abaixo as configurações opcionais (Optional settings). Para dominar esta parte, você precisa ter algum conhecimento em inglês. Você pode definir por exemplo o tipo de aparelho que este e-pub irá ser lido (para uma melhor adaptação), definir título e autor do livro, alguns detalhes da fonte, etc…

 

passo 4: Clicar em “Convert File”. Pronto, você será redirecionado para uma página onde o download de seu e-pub será iniciado automaticamente. Logo abaixo, nesta mesma página, você verá opções de enviar o link para download por e-mail para algum amigo, dar sua opinião sobre a conversão e até mesmo apagar o arquivo que você enviou para conversão, para que ninguém mais possa fazer download do mesmo.

 

Passo 5: Este é o melhor passo. Envie para seu tablet ou smartphone e aproveite a facilidade da leitura digital com seu e-pub. Apenas para constar, utilizamos aqui o Aldiko para leitura nos smartphones.

 

Dica exclusiva para os amigos e leitores do blog: Adicione, na primeira página do documento .doc (antes mesmo de exportar para PDF), uma imagem com a capa do livro em questão ou uma imagem qualquer à sua escolha. Quando convertido para e-pub e enviado para seu smartphone, a miniatura do documento será a imagem da primeira página. E se estiver com o Aldiko, que categoriza os seus livros em “prateleiras virtuais”, as capas ficaram bem mais atraentes e agradáveis para você visualizar.

 

Por hoje é isso, agradeço mais uma vez pela atenção de todos e principalmente à Ritinha pela dica do tutorial.


Marcado com: , ,
Publicado em e-pub, Tecnologia
Volte Sempre!
Meus artigos te ajudaram de alguma forma e você não sabe como me agradecer? Que tal me pagar uma Coca-Cola bem gelada?

Sobre o autor

Me chamo Ricardo Brusch, sou programador e desenvolvedor de sistemas para internet. Também sou aspirante a escritor, e você pode ler alguns de meus contos malucos em contos.ricardobrusch.com.br.
Parceiros





Publicidade