Como criar um blog pessoal grátis – parte 2

Olá amigos, este tutorial completa a primeira parte que você pode ler no link Como criar um blog pessoal grátis.

Vamos começar então logando no painel de controle, e visualizando o menu lateral esquerdo. Nele temos vários links, mas o que mais nos interessa neste momento são três deles: Páginas, Posts e Aparência.

Este é o seu painel de controle:

preview-imagem-painel-controle

Para facilitar o aprendizado, primeiro queria explicar a diferença entre uma página e um post. Em geral páginas são conteúdos estáticos, com links que irão aparecer no menu de seu blog. A página “Inicio”, por exemplo, ou então a página “Sobre Mim”, falando um pouco sobre o dono do blog, talvez uma página de “Contato”… Enfim, são as páginas fixas de seu blog. Um post é o conteúdo que você vai adicionar frequentemente, dependendo do nicho de seu blog, onde as pessoas vão acessar, ler, comentar, compartilhar, etc… Na prática isto fica ainda mais fácil, veja:


 

Páginas

Clique no menu “Páginas”. Perceba que já existe uma página chamada “About” criada. Passe o mouse sobre ela e veja que aparecem opções logo abaixo. Clique em “Lixeira”, pois vamos criar uma do zero.

Após isto, clique no link “Adicionar Nova” (presente tanto no menu lateral esquerdo quando no cabeçalho da página atual), e você verá uma tela assim:

adicionar-nova-pagina

Aqui temos dois campos importantes: O do título e o do conteúdo. O primeiro é o nome da página, ou seja, aquilo que vai aparecer no menu principal do seu blog. Para exercitar, vamos criar uma página chamada “Sobre o Blog”, onde você vai falar sobre o conteúdo de seus futuros posts.

No campo do título, digite “Sobre o Blog” e no campo maior onde vai o conteúdo, coloque qualquer coisa, apenas para visualizar o resultado em seguida. Veja a imagem abaixo:

exemplo-pagina-teste

Perceba a facilidade de edição do conteúdo. Há um menu, no estilo das ferramentas do Word, que você pode definir tamanho de fonte, cor, tipo de parágrafo, alinhamento, adicionar links, e muito mais. Não tem mistério. Se você já trabalhou com o Word pelo menos uma vez na vida, irá tirar de letra a edição de conteúdo do WordPress. Repare também que há duas abas, uma chamada “Visual” e outra “Texto”. A Visual reproduz exatamente o que você está editando, e a Texto apresenta o código que está sendo gerado por trás. Se necessitar e tiver algum conhecimento, você pode alterar o código fonte diretamente, sem problema algum.

Um pouco mais à direita, existe um botão azul chamado “Publicar”. Clicando nele, esta página recém criada ficará ativa no site. Há mais dois botões um pouco mais acima: um deles serve para você salvar a página como rascunho, para editá-la mais tarde ou apenas aguardar um pouco mais para publicá-la, e outro que serve para “Visualizar” a página antes de publicá-la. Clique neste ultimo para ver como ficará sua página quando estiver ativa no blog.

Se a página estiver do jeito que você deseja, clique em “Publicar”. Navegue até seu blog e repare no novo link presente no menu do cabeçalho.

 

Posts

Vamos agora criar nosso primeiro post. Clique no link à esquerda “Posts”, e em seguida em “Adicionar novo”. Assim como uma página, um post precisa de um título e um conteúdo. Defina isto como preferir. A ideia continua a mesma, você pode publicar, salvar como rascunho, visualizar, e também pode definir marcações (tags) e categorias para o mesmo.

Repare no menu lateral à direita, um pouco abaixo do centro da página:

menu-lateral-direito

Não temos categorias ainda, mas basta clicar em “+Adicionar nova categoria” e pronto. Crie um nome para a categoria e salve-a. Para as Tags, o processo é semelhante. Coloque as diversas marcações que desejar separadas por vírgulas, e clique em “Adicionar”. As tags dependem principalmente do conteúdo do seu post. Para um post sobre como preparar um cachorro-quente por exemplo, você poderia adicionar tags como “pão, salsicha, milho, ervilha, batata palha, cachorro-quente”, e por aí vai.

Há mais itens interessantes aqui neste nível, mas o básico para você iniciar no WordPress é isso. Clique em publicar e visite seu blog agora para ver o post na página inicial.

O WordPress possui um sistema de comentários bem interessante. Ele cria espaço para as pessoas comentarem em cada um de seus posts individualmente.

Que tal agora editarmos este post recém criado? Vamos lá.

 

Editar um Post

Abra o link de posts no painel de controle e procure o que você quer editar na lista. Após isto, o processo é lógico: passe o mouse por cima do post e clique em Editar.

A mesma tela de criação irá abrir para você, porém agora com conteúdo previamente carregado. Vamos adicionar um conteúdo textual qualquer, e logo abaixo uma imagem.

 

Como inserir uma imagem?

Simples! Clique no botãozinho “Adicionar Mídia” que fica um pouco abaixo do título do post, e a seguinte janela irá abrir:

inserir-imagem

Clique em “Selecionar arquivo” e procure em seu computador a imagem que quer colocar no seu post. Após carregar, irá aparecer um menu na lateral direita, onde você poderá definir uma legenda para a foto (campo Legenda), e diversas outras opções como uma descrição, alinhamento na página (igual ao texto, centralizado ou jogado para a direita ou esquerda), um link (caso queria que ao clicar na imagem a pessoa seja direcionada para outra página, e também há opções para definição de tamanho (tamanho original da imagem, ou miniaturas de acordo com os padrões do WordPress). Explore essas opções a vontade para se familiarizar com elas.

Após tudo definido de acordo com sua necessidade, clique no botão “Inserir no Post” e pronto, lá está sua imagem. Clicando sobre ela, há a opção de removê-la ou abri-la novamente para uma nova edição, e você pode redefinir tudo que já foi definido anteriormente se quiser.
Para finalizar, clique em “Atualizar” no lado direito da tela e seu post estará atualizado! Tudo muito simples e prático, não?

 

Alterar o tema do WordPress

Para alterar o tema do WordPress, basta clicar no menu esquerdo “Aparência”, que a seguinte tela irá aparecer:

alterar-tema

No canto direito inferior há um campo para pesquisa, onde você pode definir parâmetros para buscar novos temas para seu blog. Experimente clicar no link ao lado, chamado “Feature Filter”. Perceba a quantidade de opções que você pode definir em sua pesquisa. Vamos definir no filtro as cores “Preto”, “Vermelho” e “Duas Colunas” logo abaixo. Clique em “Aplicar Filtros”. Deslize a barra de rolagem um pouco para baixo (o WordPress carrega a resposta na mesma página) e veja o resultado:

resultado-pesquisa

Agora vamos mudar o tema. Escolha o tema de sua preferência (existem temas pagos e gratuitos). No tutorial, vamos escolher o tema “Chateau”. Basta clicar no link “Ativar” abaixo da imagem do tema. Experimente agora acessar a página inicial de seu blog e veja você mesmo o resultado.

pagina-blog-novo-tema

Extremamente fácil, não é? Para trocar o tema, basta ir em “Aparência” novamente, selecionar outro tema (ou o mesmo que você tinha antes) e clicar em “Ativar”. O processo é o mesmo sempre. Não há erro.

 

Encerrando

Acredito que com este complemento do tutorial “Criar um Blog Pessoal Grátis”, você estará apto a criar seu próprio blog, sem dificuldade alguma mesmo não possuindo conhecimento na área de tecnologia e/ou desenvolvimento. Vale lembrar que há MUITAS (isso mesmo, MUITAS!) coisas que dá para fazer com o WordPress, como instalação de plugins para facilitar algumas atividades ou adicionar funcionalidades ao seu blog, ou então alteração do próprio tema que você tem ativo no momento, ou até mesmo cadastrar novos usuários para seu blog com funções como “administrador”, “redator”, “escritor”, “usuário”… Enfim, é um mar de coisas que você pode aprender para deixar seu blog único na internet, e isto você pode ir desvendando aos poucos.

Fique a vontade para questionar coisas mais avançadas aqui nos comentários, se eu souber eu respondo, se não souber a gente descobre junto, hehehehe…

Obrigado por ler mais este tutorial, desejo a todos sucesso em seus blogs!

Um forte abraço e até a próxima!!


Marcado com: ,
Publicado em Wordpress
Volte Sempre!
Meus artigos te ajudaram de alguma forma e você não sabe como me agradecer? Que tal me pagar uma Coca-Cola bem gelada?

Sobre o autor

Me chamo Ricardo Brusch, sou programador e desenvolvedor de sistemas para internet. Também sou aspirante a escritor, e você pode ler alguns de meus contos malucos em contos.ricardobrusch.com.br.
Parceiros





Publicidade