Como criar um blog pessoal grátis

Como todos sabem, o conteúdo deste blog é focado em pessoas que já tem algum conhecimento na área de programação, mas as vezes também crio artigos que expressam minhas opiniões, ideias e também adiciono conteúdo que pode (ou não) agradar à qualquer público, seja ele um desenvolvedor ou um senhor de idade que acessou o Google pela primeira vez e encontrou o blog por acaso. Tento, na medida do possível, publicar conteúdo que agrade à todos, e com isso em mente resolvi criar este artigo.

Minha intenção desta vez é ajudar o pessoal que não tem nenhuma noção de programação à criar um blog pessoal grátis. De maneira rápida e prática, aí vamos nós.

 

Passo 1 – O que vamos usar?

Para criar seu blog, você vai usar algo que chamamos de CMS (Content Management System, ou em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Este é um termo técnico, portanto não é necessário decorar detalhes, apenas saber o que é. O CMS que vamos usar é o mais popular na Web, e é chamado WordPress. Acesse o site do WordPress e se achar necessário leia um pouco sobre ele.

 

Passo 2- Cadastro

A página de cadastro está acessível através de vários links na página inicial do site do WordPress, mas para facilitar, tá aqui o link da Página de Cadastro.  Preencha os dados necessários (nome, e-mail, senha), e também escolha um endereço para seu blog. Por ser totalmente GRATUITO, o endereço de seu blog vai ficar com “.wordpress.com” no final.
Neste tutorial, vou criar um blog chamado “criarumblogpessoal.wordpress.com”. Clicando no link, você vê o resultado final, mas não se preocupe, chegaremos nele passo a passo.

 

Passo 3 – Confirmando seu cadastro e dando os primeiros passos

Após se cadastrar, você receberá um e-mail de confirmação para ativar seu blog. Clicando no link presente no e-mail, você será direcionado para uma página onde poderá definir os principais dados do blog, como um título, slogan e idioma que deseja para seu painel de controle. Observe a imagem abaixo:

tela-confirma-cadastro

Após isto, clicando no botão para avançar, você será questionado sobre qual tema deseja usar. Deve-se escolher entre os temas disponíveis na tela. Mais adiante veremos como mudar para um dos outros milhares de temas disponíveis gratuitamente. Neste tutorial, escolheremos o tema chamado “Pilcrow”. Veja abaixo:

escolha-um-tema

Na próxima tela será questionado se você quer personalizar o tema. Por enquanto apenas avance, pois vamos personalizá-lo direto no painel de controle. Veja a tela que você irá pular abaixo:

personalizar-tema

Na quarta tela, você será questionado sobre conectar seu blog com as redes sociais Facebook e Twitter. Basta clicar sobre os respectivos botões e inserir seus dados de acesso para tal.

conectar-facebook-twitter

Na quinta e última tela, você poderá criar seu primeiro post, mas vamos deixar isto também para o depois. Por ora, basta clicar em CONCLUIR e pronto.

 

Passo 4 – Acessando seu blog pela primeira vez

Para ver seu blog rodando pela primeira vez, acesse o link que você definiu lá no cadastro. No caso deste tutorial, o link é criarumblogpessoal.wordpress.com. Faça isso e seu blog estará na tela.

 

Passo 5 – Acessando o painel de controle

Tudo no wordpress é feito através do painel de controle. Para acessá-lo, utilize o link de seu blog seguido de “/wp-admin”. Para exemplificar, no meu caso é criarumblogpessoal.wordpress.com/wp-admin

Caso você ainda não esteja logado, basta colocar o seu usuário e senha (também definidos lá no cadastro) para poder acessar o painel completo. Um preview do painel de controle você encontra logo abaixo:

preview-imagem-painel-controle

Prontinho meu amigo, você tem um blog criado e pronto para receber conteúdo. O painel de controle pode assustar um pouco na primeira vez que acessamos, mas você vai ver que ele é bem simples e fácil de se localizar. Para não estender demais o tutorial, optei por dividi-lo em duas partes, sendo a segunda focada em como adicionar posts (com formatação de texto, inserção de imagens, etc..), páginas e também a instalação de um novo tema.

 

Espero que gostem do tutorial até o momento, e que acompanhem a segunda parte que irei postar em breve. Fiquem a vontade para ir desvendando o painel de controle. Não tenha medo de explorar, pesquise o que cada item do painel faz, clique, altere, modifique, veja o resultado! E não se preocupe, na segunda parte do tutorial irei abordar tudo isso, portanto se ficar com dúvidas não exite em comentar aqui.


Marcado com: ,
Publicado em Wordpress
Volte Sempre!
Meus artigos te ajudaram de alguma forma e você não sabe como me agradecer? Que tal me pagar uma Coca-Cola bem gelada?

Sobre o autor

Me chamo Ricardo Brusch, sou programador e desenvolvedor de sistemas para internet. Também sou aspirante a escritor, e você pode ler alguns de meus contos malucos em contos.ricardobrusch.com.br.
Parceiros





Publicidade