Livro Jquery – Casa do Código

 

casa-do-codigo

Aqueles que acompanham minhas loucuras aqui pelo blog sabem que sou um desenvolvedor web focado no back-end. Muito raramente eu precisava trabalhar algo no front, e a falta de prática acabou me trazendo dificuldades nesta área.

Conheci então o Phonegap, um framework para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma. Para utiliza-lo não é necessário nada além de HTML5, CSS3 e Javascript. A facilidade de desenvolver para Android sem precisar aprender Java me seduziu rapidamente. Foi aí que comecei a estudar e me interessar bem mais pelas linguagens client-side.

Vamos então abordar o tópico principal deste post…

 

livro-dominando-javascript-com-jquery

Adquiri recentemente o livro “Dominando Javascript com Jquery”, da Casa do Código. O livro aborda de uma maneira bem prática o framework Jquery, desde o básico (como carregá-lo na página) até assuntos mais avançados (como criar um plugin, por exemplo).

O mais interessante, porém, no meu ponto de vista, é a dinâmica de aprendizado que o livro proporciona. Ele começa, antes mesmo da introdução ao Jquery (assunto principal), com uma explicação sobre o Javascript puro. Mesmo sendo mais complicado, é essencial que saibamos como ele funciona para somente após isto encarar o framework. E acredito que o Plínio Balduino (escritor da obra) conseguiu alcançar isto com facilidade no livro.

O livro é extremamente bem estruturado, misturando trechos de código com explicações dos mesmos, sem se tornar agressivo ou complicado de ler. Todo bloco de código é seguido de uma explicação, e isso acaba sendo o diferencial para absorver mais rápido o conteúdo. E por falar em conteúdo, este está muito bem distribuído nos 15 capítulos. Particularmente gostei bastante dos capítulos que falam sobre AJAX. Como o próprio título de um capítulo diz: “Não devemos ter medo do AJAX”, e confesso que até lê-lo,tinha um certo receio em trabalhar com ele.

 

Enfim, o livro é de ótima qualidade. Comprei em sua versão digital e achei muito prático e barato, pois recebi o link para download na mesma hora, e conforme informado no site, se lançarem alguma atualização ou correção de qualquer um dos livros que você adquirir, você receberá um novo link para download do mesmo atualizado. Interessado? Clique aqui para conhecer o trabalho do pessoal da Casa do Código, ou aqui para ir direto à página do livro “Dominando Javascript com Jquery”.

Ah, mais um benefício de adquirir livros com eles: a propaganda que fazemos não sai de graça! Estou compartilhando esta dica aqui com vocês, e por estar divulgando o conteúdo deles vou ganhar um caneca de brinde. Qual programador que não ia gostar de uma caneca pra tomar Café, hein? Se fosse comprar uma caneca em qualquer loja aqui de Porto Alegre possivelmente iria gastar mais grana que o valor do próprio livro.

Bom, ficou a dica para aqueles que trabalham com Jquery ou que nem eu são curiosos e tem vontade de aprender o framework. O pessoal da Casa do Código tem muitos outros livros tão interessantes quanto este, portanto não deixe de visitar o site deles e também de opinar aqui sobre este review.

Um forte abraço a todos e até a próxima!

  

[EDITADO EM 09 DE OUTUBRO DE 2013]

Seguinte, to editando o post aqui pra adicionar uma foto da caneca que chegou na sexta-feira (dia 04/10/2013). Muito bem trabalhada a arte na peça, e a entrega foi extremamente rápida, na porta da minha casa. Obrigado mais uma vez ao pessoal da Casa do Código pela cortesia. Segue a foto então… (meio escura mas tá valendo, hehehe)

Eles prometeram e cumpriram! Bela caneca enviada pela Casa do Código!

Eles prometeram e cumpriram! Bela caneca enviada pela Casa do Código!

 


Marcado com: , ,
Publicado em Literatura
  • http://1up4dev.org/ Plínio Balduino

    Bom dia, Ricardo

    Obrigado pelo review. Fico feliz que você tenha gostado. Foi um trabalho bem extenso e divertido que começou bem antes da primeira linha ser escrita.

    Para você ter ideia, o capítulo sobre programação funcional levou dois anos para ficar pronto, e a Editora nem existia ainda.

    Um ponto muito importante para o resultado final foi toda a ajuda e as dicas que o Paulo Silveira foi dando durante o processo de escrita. Ele sabe tudo de didática, como o sucesso da Caelum pode comprovar, e isso acabou ficando evidente na forma como o texto é conduzido.

    Já deixo aqui o convite para avaliar meu próximo livro, assim que eu tiver o material quase completo.

    Grande abraço

    Plínio

    • http://www.ricardobrusch.com.br Ricardo Brusch

      Eu que agradeço pelo belo trabalho que tu compartilhou conosco, Plínio!

      Tenho alguns tutoriais aqui no blog, e por mais simples que estes sejam, sempre preciso investir um bom tempo neles, desde a arquitetura da informação que vou passar até a criação e testes dos exemplos. Agora fico imaginando todo o trabalho que tenho para um simples tutorial multiplicado pela quantidade de páginas do teu livro x complexidade da informação, entre textos e códigos… Parabéns pela dedicação, não é para qualquer um!

      Agradeço teu convite, pode contar comigo… Desde que fui apresentado ao trabalho da Casa do Código, tenho acessado frequentemente o site para ver as novidades. Ficarei de olho, inclusive nos teus livros!

      Forte abraço e sucesso!!

Volte Sempre!
Meus artigos te ajudaram de alguma forma e você não sabe como me agradecer? Que tal me pagar uma Coca-Cola bem gelada?

Sobre o autor

Me chamo Ricardo Brusch, sou programador e desenvolvedor de sistemas para internet. Também sou aspirante a escritor, e você pode ler alguns de meus contos malucos em contos.ricardobrusch.com.br.
Parceiros





Publicidade